povos politeista
Crença em vários deuses. Muitas religiões, principalmente as da antiguidade, eram politeístas. Podemos citar como exemplo a religião do Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga. Os deuses destas religiões costumam assumir diversas funções, muitos deles com forças relacionadas à natureza. O funcionamento do mundo também era atribuído a estes deuses. Com o advento do cristianismo, que é monoteísta, estas religiões perderam força.
Frase Exemplo:
Na Grécia Antiga, as pessoas seguiam o politeísmo.
Explicação da frase:
Os gregos acreditavam na existência de vários deuses. Estes possuíam forças especiais, porém tinham as qualidades e defeitos dos seres humano. Os deuses gregos eram imortais e viviam interferindo na vida das pessoas na Terra. Os gregos acreditava que, muitas vezes, os deuses deixavam o Olímpo (monte onde viviam os deuses) para relacionarem-se com os mortais.
Palavras derivadas:
Politeísta (aquele que acredita em vários deuses)Os Egipcios eram politeistas adoravam varios deuses, inclusive osiris ,Isis e Orus. (Uma trindade egipcia)
Os Babilonios adoravam vários deuses inclusive uma trindade tambem Sin ,Shamaxe e Istar , (Deus Lua ,Deus Sol e Deus Estrela) Tambem uma trindade.
O mesmo acontecia em vários outros povos ,mas os Judeus ou Hebreus adoravam apenas um Deus a quem chamavam de Jeová (Pronuncia aproximada e mais parecida ao invés da forma teologica moderna Javè que é evidentemente dificil de engolir ,segundo peritos hebreus da Biblia hebraica )
Jesus sendo Judeu jamais aceitaria a ideia de um Deus Triuno.Antes de Jesus, o povo Hebreu, eram os únicos monoteistas.
O propósito de Deus, ao colocar os Hebreus, ali no mediterâneo (no meio da terra), era que eles testificassem do verdadeiro Deus a todos os povos pagãos.
E postriormente, Deus estenderia a Sua misericórdia e perdão a todos os povos e seriam o único povo de Deus.
Entretanto, ocorreu o contrário, As nações politeístas, com suas práticas