Gattaca
Professor: Leonardo Alves Matéria: Biologia II Aluna: Marie Guerart Data:19/10/2013
Resenha sobre o filme ''Gattaca'' O filme retrata um realidade em que o material genético universal, DNA, já foi decifrado. Permitindo as pessoas, com fácil acesso financeiro, a escolherem as características dos seus filhos, criando assim duas novas classes. Os perfeitos( aqueles que são ''projetados'') e os imperfeitos ( os que são concebidos naturalmente). O personagem principal, Vicent, foi concebido naturalmente fruto de uma paixão. Era considerado inválido, porém era dotado de uma grande inteligência e tinha um sonho de viajar no espaço. Mas sofria de problemas cardíacos, e algumas outras imperfeições. Tinha um irmão válido, e que sempre que podia se demonstrava melhor que ele. Vincent não aceitava que não pudesse conseguir entrar na corporação 'Gattaca', e com isso clona os registros genéticos de Jerome Morrow, um ex-atleta medalha de prata em natação que se acidentou e perdeu a mobilidade das pernas. Quando Vincent entra na corporação acontece um assassinato, e ao checar o corpo deixou um cílio cair. Quando foram analisar a cena, acharam o cílio e ele foi considerado suspeito principal. Vincent irá fazer de tudo pra nao ser descoberto. Ele consegui provar para seu irmão, válido, que apesar de ser considerado inválido, pode ser melhor que ele. Prova isso após ganhar de seu irmão em um disputa de natação.
Vincent com todo esforço, quase é descoberto ao fazer o último teste de DNA, porém o homem o deixa entrar, pois entende a situação. Seu filho era considerado um invalido, e vincent era como um herói para ele.
A crítica do filme vem justamente da busca do homem pela perfeição o que poderia ser dito que estamos tentando fazer o papel de “Deus”. Pois apenas ele poderia criar a criatura perfeita, mas nós seres humanos, em nossa busca e ansia eterna por essa aproximação, tentamos cada dia mais, através da ciência, criar aquilo que no nosso