Gaspard Monge
A Geometria Descritiva surgiu no século XVIII. É uma ciência que estuda os métodos de representação gráfica das figuras espaciais sobre um plano. Resolve problemas como: construção de vistas, obtenção das verdadeiras grandezas de cada face do objeto através de métodos descritivos e também a construção de protótipos do objeto representado.
A Geometria Descritiva não é mais que um sistema de dupla projeção ortogonal.
Vejamos alguns dos conceitos básicos da Geometria Descritiva:
PROJECTANTE; reta que contém um, ou mais, pontos do objeto e intercepta o plano de projeção. Pode ser oblíqua ou ortogonal ao plano de projeção, dependendo da direção adoptada. PROJECÇÃO ORTOGONAL; aquela em que a projetante é perpendicular ao plano de projeção. PLANO DE PROJECÇÃO; plano sobre o qual se projeta uma figura. Um PONTO projeta-se num plano quando a projetante intercepta o plano de projeção. O ponto de intercepção toma o nome de PROJECÇÃO ou IMAGEM do ponto.
PLANO FRONTAL, ou VERTICAL, DE PROJECÇÃO (µ0); plano onde incidem as projetantes verticais. Neste plano aparece a projeção frontal do objeto (também chamada de vista frontal ou alçado principal).
PLANO HORIZONTAL DE PROJECÇÃO (v0); plano onde incidem as projetantes horizontais. Neste plano aparece a projeção horizontal do objeto (também chamada de vista superior, vista de cima ou planta).
Os elementos fundamentais do Método de Monge são os planos horizontal (v0) e frontal de projeção (µ0), perpendiculares entre si, os quais se supõem colocados em posição horizontal e vertical respectivamente.
Como esses planos são considerados infinitos, dividem o espaço em 4 regiões,