gasometria
A gasometria arterial e um exame invasivo que mede as concentrações de oxigênio, a ventilação e o gás carbônico no sangue de uma artéria. A gasometria ela é utilizada quando o quadro clínico de um paciente apresenta anormalidade na oxigenação, na ventilação e no equilíbrio ácido-basico. Através desta amostra podemos ter noção se os pulmões são capazes de moverem o oxigênio dos alvéolos para o sangue e removerem o dióxido de carbono. A gasometria arterial ela utiliza o sangue retirado de uma artéria, em que o oxigênio e o dióxido de carbono podem ser medidos antes de entrar nos tecidos corporais.
Este exame ele é pedido pelo médico o qual defini se vai ser acesso venoso ou arterial desta forma o médico consegue ter uma noção do quadro clínico do paciente. E quem faz o procedimento e o enfermeiro.
E necessário que o enfermeiro tenha uma boa manipulação da amostra com precisão na coleta e que tenha medidas profiláticas de higiene tanto com o pacientes como com a amostra e portadores de doenças transmissíveis. O enfermeiro deve informar ao paciente que pode ocorrer alguns efeitos colaterais como náuseas etc.
Na gasometria podemos ter uma noção dos parâmetros do sangue arterial e do sangue venoso. E necessário informar o paciente que quando for fazer o teste que ele não venha fumar, inalar cheiros pois pode alterar o exame.
Na gasometria venosa e retirado o sangue venoso (pobre em O2) este exame ele e indicado para pessoas portadoras de doenças renais.
E através da gasometria venosa que podemos medir o pH de pessoas que tem insuficiência cardíaca, insuficiência renal, diabetes não controlada, distúrbios do sono e infecções graves, ou depois de uma overdose de drogas. Este exame e feito geralmente em pessoas que estão com uma doença grave ou farão uma cirurgia. Na gasometria venosa podemos medir os seus parâmetros normais e descobrir se está com níveis elevado ou diminuídos.
Desta forma podemos entender que na gasometria arterial ela vai analisar as