GASOMETRIA ARTERIAL E DISTÚRBIOS METABÓLICOS X QUÍMICA
ESCOLA DE SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
GASOMETRIA ARTERIAL E DISTÚRBIOS METABÓLICOS
X
QUÍMICA
BRASÍLIA
2014
CINTIA KARINA CARDOSO
Trabalho referente à disciplina de Química onde houve uma junção da enfermagem dentro da química, com o professor Hugo Ramalho como orientador.
BRASÍLIA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo falar sobre o respectivo assunto gasometria, o tema foi escolhido por conter dentro da gasometria parâmetros que esta relacionado com a química, existe uma grande dificuldade sobre o assunto e é bastante interessante para nossa formação e processo do aprendizado da química especifica para a enfermagem
É de fundamental importância entender a gasometria arterial a qual consiste na obtenção de uma amostra de sangue arterial para análise com o objetivo de avaliar as trocas gasosas e o equilíbrio ácido-básico, assunto que nós acadêmicos de enfermagem devemos saber, pois é de grande importância, procedimento privativo do enfermeiro.
A punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorizarão da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão. (RESOLUÇÃO COFEN, Nº 390/2011). Ao decorrer do assunto abordado está a definição dos subtipos de acidobásicos, tratamento clínico, fisiopatologia, manifestações clínicas, históricos e achados diagnósticos, gasometria arterial e passo a passo como é realizado a coleta de sangue arterial para a gasometria.
2. DISTURBIOS ACIDOBÁSICOS
Os distúrbios ácidosbásicos são comumente encontrados na prática clínica. A identificação do distúrbio acidobásico específico é importante no diagnóstico da causa subjacente do distúrbio e na