Gasolina Tese PUC Cap 08
Conclusões
O estudo prévio realizado com as misturas de solventes, utilizando o método FTIR-PLS para a predição dos teores de benzeno, aromáticos, saturados, olefinas e etanol, indicou a viabilidade de sua aplicação em gasolinas, além de fornecer informações quanto às variáveis e aos tipos de pré-tratamentos que forneceriam os melhores resultados.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0114349/CA
Os resultados apresentados mostram que o método FTIR-PLS para a determinação de propriedades de gasolinas comerciais pode ser considerado satisfatório, com relação à exatidão e a precisão, para as propriedades cujos modelos PLS foram construídos a partir de valores obtidos de métodos-padrão de referência, com exceção do ponto de ebulição inicial. No entanto, os modelos construídos para a maioria dessas propriedades foram considerados restritos e precisam ser ampliados com um conjunto de amostras mais representativo.
No caso das propriedades cujos modelos PLS tiveram como método de referência o equipamento IROX, os resultados obtidos não foram satisfatórios, com valores de erro da predição maiores que o desejado. As propriedades MON e RON foram as únicas que apresentaram erros relativos menores que 10% para todas as amostras do conjunto teste e valores de RMSEP realmente baixos.
Apesar disso, os modelos construídos para essas propriedades foram também considerados bastante restritos e precisam ser ampliados com um conjunto de amostras mais representativo.
Ainda assim, o método FTIR-PLS mostrou-se bastante promissor como uma alternativa para análise de gasolinas, apresentando diversas vantagens, tais como:
•
menor tempo de análise - entre a coleta do espectro infravermelho e os cálculos do programa estatístico, gasta-se, em média, 15 minutos para a obtenção dos valores de todas as treze propriedades estudadas;
Conclusões
105
•
menor custo - menor gasto de amostras e de reagentes e equipamento de mais fácil acesso, principalmente se comparado ao motor CFR para