Gasolina Tese PUC Cap 05
Análise Multivariada dos Dados
5.1.
Quimiometria
A quimiometria é uma área que se refere à aplicação de métodos estatísticos e matemáticos a problemas de origem química.
Com a sofisticação crescente das técnicas instrumentais, impulsionada pela invasão de microprocessadores e microcomputadores no laboratório
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0114349/CA
químico, tornaram-se necessários tratamentos de dados mais complexos do ponto de vista matemático e estatístico, a fim de relacionar os sinais obtidos
(intensidades por exemplo) com os resultados desejados (concentrações).
As análises quantitativas que eram realizadas na maioria das vezes por
“via úmida” como titulação, precipitação e reações específicas, que são demoradas e algumas vezes pouco precisas, estão cada vez mais sendo substituídas por técnicas instrumentais como: Espectroscopia no Infravermelho,
Espectroscopia no Visível/Ultravioleta, Espectroscopia de Massa, Cromatografia,
Ressonância Magnética Nuclear, Polarografia, Análise por Injeção em Fluxo, etc., que aliam a velocidade da análise com uma boa qualidade de resultados.
Nessas técnicas instrumentais, geralmente, não é obtida uma informação direta do resultado, mas sim uma grande quantidade de sinais (curvas, picos) que podem ser tratados para uma possível quantificação das várias espécies presentes. Muita ênfase tem sido dada aos sistemas multivariados, nos quais se pode medir muitas variáveis simultaneamente, ao se analisar uma amostra qualquer.
Nesses sistemas, a conversão da resposta instrumental no dado químico de interesse, requer a utilização de técnicas de estatística multivariada, álgebra matricial e análise numérica. Essas técnicas são apontadas, atualmente, como a melhor alternativa para a interpretação de dados e para a aquisição do máximo de informação sobre o sistema (27).
A quimiometria, cada vez mais difundida, não pode ser considerada como uma simples ferramenta, pois envolve diferentes métodos, tais como (3):
31
Análise