Gases
Como 99,9% da atmosfera é composta de nitrogênio, oxigênio e argônio, há muito pouco espaço para outros gases. Porém, até quantidades ínfimas de gases de efeito estufa têm um grande efeito sobre o clima.
Existem dois fatores que determinam qual o impacto um gás de efeito estufa em particular. Primeiro, há o Fator de Aquecimento Global (GWF) – sua capacidade de absorver e depois liberar calor. O GWF é arbitrariamente estipulado como 1 para dióxido de carbono (CO2). Os valores para os gases indicam sua potência em relação ao CO2.
O segundo fator é quanto do gás existe na atmosfera. A tabela mostra os dois fatores para alguns dos gases de efeito estufa. Embora o CO2 seja um gás de efeito estufa mais fraco que os outros, há uma quantidade muito maior dele na atmosfera, portanto ele tem o maior impacto.
Dióxido de Carbono
Quando respiramos, tomamos oxigênio do ar e liberamos CO2. Isso é parte do processo de respiração, que permite que as plantas e os animais obtenham energia. O CO2 também é liberado por incêndios em florestas e vulcões em erupção. Os seres humanos liberam CO2 na atmosfera ao queimar madeira, carvão e petróleo.
Metano
O metano é produzido naturalmente por bactérias chamadas metanógenos, que se alimentam de resíduos de plantas e