Gases industriais
Data: 09 de maio de 2013
Curso: Engenharia de Produção Semestre: 8º
Disciplina: Processos da Indústria Química
Docente: Roberto Morais
Referencia: PIQ 130501 Equipe C
Assunto: Gases Industriais
Abordaremos o gás de folhelho, hidreto de metano e gás sintético.
Gás de Folhelho
Também chamado de “gás de xisto”, é um dos três tipos de gases não convencionais cuja ocorrência não está associada a bolsões de gás armazenados a partir das camadas de petróleo. Estas produzem o gás fóssil convencional, encontrado na plataforma continental e outras regiões. O gás de folhelho é encontrado em áreas de formações rochosas com permeabilidade relativa.
Os demais gases não convencionais são o confinado (tight gas), com ocorrência em rochas impermeáveis ou de baixa permeabilidade, e o metano associado a camadas de carvão.
Ilustração mostra a ocorrência de gases no subsolo (Fonte: Total Exploration and Production – 2011, mod.)
Fraturamento hidráulico
É um método usado para quebrar as formações rochosas contendo petróleo e gás, criando corredores para que o combustível flua da rocha até um poço produtor. Isto é conseguido usando a pressão hidráulica a fim de injetar um fluido contendo areia ou outro material abrasivo na rocha, sempre com força suficiente para causar fissuras. A tecnologia é utilizada para estimular o fluxo de óleo ou gás em novos poços e também retomar a produção em poços que haviam sido considerados esgotados.
A técnica de fraturamento hidráulico é também uma chave para fazer do desenvolvimento de xisto de petróleo viável financeiramente. Produtores de gás afirmam que a maioria das reservas de xisto em países como os Estados Unidos está em rochas que não podem ser acessadas sem que sejam quebradas. O xisto é uma rocha sedimentar feita de argila compactada, silte e material vegetal orgânico. Esta rocha não é permeável, o que significa que não permite a passagem de líquidos,