Gases industriais
Dra. Evanisa F. Reginato Quevedo Melo
RECICLAGEM DE ENTULHO
Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes. O entulho da construção compôe-se de restos de fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.
PROBLEMAS COM O ENTULHO
As diversas destinações clandestinas do entulho causam problemas quanto à saúde pública, pela proliferação de insetos e roedores. outros transtornos: Lançamento em encostas ou em terrenos problemáticos, gerando depósitos instáveis que podem causar deslizamentos; Lançamento em terras baixas, junto a drenagens ou mesmo diretamente no leito de canais, levando à obstrução do escoamento e provocando inundação.
SITUAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL
Dados referentes ao ano de 1993.
GERADOR DE ENTULHO NO BRASIL Quem constrói e/ou executa reformas em estruturas de concreto utiliza cimento, que é o material aglomerante em concretos, argamassas de revestimento, de assentamento de blocos de concreto, argamassas e pastas de ligação de elementos cerâmicos. Desta forma ainda que de forma indireta, conhecendo-se o usuário do cimento é possível estabelecer um perfil do gerador de entulho.
Consumo de cimento no Brasil Consumidores Industriais Concreteiras 8,5
Fibrocimento 3,9 Pré-moldados 2,7 Artefatos 3,8 Argamassas 0,6 TOTAL 19,5 TOTAL 30,2 TOTAL 50,3
Consumidores FinaIs
Empreiteiras 24,0 Empr. Privadas 3,2 Prefeituras 1,7 Órgãos Púb. 1,3
Consumidores Particulares
Individuais 37,7 “pedreiros” 12,6
TRATAMENTO
RECICLAGEM PARTICULAR Identifica-se no mercado nacional, além da reciclagem realizada pelas Prefeituras Municipais, um tipo de reciclagem praticado no próprio local gerador de entulho, por alguns