GASES INDUSTRIAIS A SERVIÇO DO HOMEM
1. A Indústria de Gases Atmosféricos. Os gases indústrias obtidos a partir do ar atmosférico desempenham papel relevante na economia das Indústrias Modernas de um país. O ar fornece seis gases de maior importância na Indústria: o nitrogênio, o oxigênio, o neônio, o argônio, o criptônio e o xenônio. Uma importante utilização desses gases é na produção e manutenção de temperaturas muito baixas em sistemas, dando origem a uma tecnologia conhecida como “CRIOGENIA” (geração de frio). Essa área inclui a produção e utilização de frio muito intenso, na faixa de temperaturas abaixo de 100oC negativos. A utilização de substâncias criogênicas traz enormes vantagens econômicas nos setores de armazenamento e transporte, principalmente de alimentos. Os distribuidores de substâncias criogênicas armazenam e transportam esses materiais no estado líquido (exceto o gelo seco), em tanques metálicos ou carro - tanque, com paredes duplas semelhantes às garrafas térmicas. No espaço entre as paredes duplas, o ar é retirado o máximo possível (criando-se um vácuo parcial), para evitar que o calor do ambiente atinja o líquido criogênico contido no recipiente.
2. NITROGÊNIO
2.1 Características Gerais:
Apresenta-se como um gás incolor e insípido. É encontrado no ar atmosférico (78% em volume). Na forma combinada encontra-se em materiais orgânicos vegetais e animais, em alguns sais, aminas, amidas etc. A paternidade de sua descoberta é duvidosa, mas, em 1772, Rutherford, em sua de doutoramento, indica um método para isolá-lo do ar atmosférico.
Apresenta fórmula molecular N2. PF = - 209,9oC e PE = - 195,8oC
2.2 Obtenção do Nitrogênio.
2.2.1 Na Indústria: Processo LINDE. Industrialmente o gás nitrogênio é extraído do ar por meio de liquefação e destilação fracionada. Cerca de dois terço do nitrogênio industrial é comercializado como gás, em cilindros, e cerca de um terço na forma de nitrogênio líquido, a uma temperatura de