gastronomia suatentável
2926 palavras
12 páginas
MEIO AMBIENTE E GASTRONOMIA:MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS:
Meio ambiente é o conjunto de condições, leis e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. (CONAM 306 – 2002).
Recurso Natural é entendido como uma substância ou matéria-prima encontrada e extraída da natureza, e que beneficiam o homem e suas atividades.
a. Renováveis: possui capacidade auto regenerativa – condições ambientais respeitadas. Ex.: água, estoque de peixes, madeiras.
Porém, sua exploração excessiva, superior a taxa de renovação/ regeneração, pode levar o recurso à exaustão.
a.1. Energéticos: energia solar, energia eólica, energia hidroelétrica. a.2. Hídricos: lagos, águas subterrâneas, rios.
b. NÃO-Renováveis: são consumidos mais rápidos do que se formam na natureza, sendo essa formação rara e finita. Ex.: Petróleo; Gás natural e carvão natural.
b.1.
Minerais:
minérios,
rochas
industriais,
rochas
ornamentais.
b.2. Energéticos: energia nuclear, combustíveis fósseis.
Meio ambiente:
Os países ricos são os maiores responsáveis pelos problemas ambientais que afetam toda humanidade: abrigam apenas 20% da população mundial, mas consomem 80% dos recursos naturais e energéticos do planeta.
Seres humanos – consumo de 20% a mais de recurso naturais – População mundial: hábitos semelhantes aos Estados – Recursos de 3 planetas Terra para garantir água, energia e alimentos.
Exploração dos recursos naturais:
Quanto mais persistente for a manutenção da exploração máxima do recurso, mais dramática é a queda na exploração das reservas restantes em um curto espaço de tempo, ocorrendo o chamado blackout ou queda brusca na taxa de produção. Se não houver novas reservas a serem descobertas, alternativas para se produzir mais alimentos sem depender dos recursos vigentes, ou racionalização da exploração com base na eficiência de uso destes recurso,