Gas e petroleo
O efeito de Surge acontece mais comumente em compressores centrífugos, é um efeito de aumento ou diminuição brusca no consumo do Ar comprimido, imagine que existe um certo consumo de um determinado compressor e instantaneamente este consumo cesse, a pressão irá aumentar rapidamente e o compressor tentará fechar sua válvula de entrada para poder controlar a pressão, isto causará um turbilhonamento interno nos estágios de compressão, quando este efeito ocorre o compressor treme e caso não haja proteção ele pode até se danificar seriamente, para simular um efeito de surge em casa, tente colocar algo atrás da hélice do ventilador de modo que impeça a passagem do ar da parte traseira para a dianteira das hélices é verá em escala menor o que acontece com o ventilador.
Stall (Estol)
Estol (do inglês stall) (português brasileiro) ou perda de sustentação é um termo utilizado em aviação e aerodinâmica que indica a separação do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em perda total de sustentação. Uma aeronave em situação de estol (stall, estolando) não está voando, mas sim caindo. Isto acontece porque o ar descola da asa (deixa de passar por cima do extradorso de forma a gerar uma depressão que forme um vector de sustentação). No estol o ponto de transição (zona da asa onde o ar descola da asa e forma turbulência) estará sempre na parte anterior do vector de sustentação (lift) que está situado na corda e no centro de pressão. Este vector é 90 graus, perpendicular ao vento relativo e menos 90 graus ao vector de resistência (drag). Indica também a perda de velocidade e, conseqüentemente, de altitude, de um corpo aerodinâmico (ave ou avião), devido à diminuição da força de sustentação.
Se o avião estiver numa altura baixa e entrar em stall, o piloto como fizeram no AF 447 levantou o bico do avião com potencia máxima, fazendo com que a aeronave caísse de barriga.