Gas natural
| DefiniçãoPela lei número 9.478/97 (Lei do Petróleo), o gás natural "é a porção do petróleo que existe na fase gasosa ou em solução no óleo, nas condições originais de reservatório, e que permanece no estado gasoso em CNTP (condições normais de temperatura e pressão)" | | Gás natural: a melhor energia do planeta | | O gás natural é consumido em vários países há mais de 50 anos e cerca de 95% de quase todo o gás canalizado do mundo corresponde a gás natural. Este tipo de gás é a fonte de energia mais limpa que existe, uma vez que não produz resíduos em sua combustão e não polui o meio ambiente. É altamente valorizado em consequência da progressiva conscientização mundial da relação entre energia e meio ambiente.
O gás natural é uma energia que:
- Se utiliza tal qual é extraída da natureza, chegando à casa do cliente sem nenhuma transformação.
- Permite resolver os problemas energéticos. Em consequência das grandes reservas existentes, possibilita seu desenvolvimento e expansão em diversos campos.
- Dispõe de alto poder calorífico, quase duas vezes e meia maior que o do gás manufaturado.
- Não é tóxico, pela sua própria composição;
- Preserva o meio ambiente, pois a sua combustão não produz fumaça nociva, ajudando a reduzir a poluição do ambiente urbano.
- É versátil, com muitas aplicações como a lavagem e secagem de roupas, de louças, em ar condicionado, em veículos, na geração de energia elétrica, além das utilizações tradicionais. |
Composição
A composição do gás natural pode variar muito, dependendo de fatores relativos ao reservatório, processo de produção, condicionamento, processamento e transporte. De uma maneira geral, o gás natural apresenta teor de metano superiores a 70% de sua composição, densidade menor que 1 e poder calorífico superior entre 8.000 e 10.000 kcal/m3, dependendo dos teores de pesados (etano e propano principalmente) e inertes (nitrogênio e gás carbônico). No Brasil a especificação do gás natural para