Gas natural e petróleo
É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrados no subsolo. Tendo como principal constituinte o metano, podem ser encontrados também alguns gases como nitrogênio, etano (C2H6), dióxido de carbono (CO2), ou restos de butano (C4H10) e propano (C3H8).
Formulas Estrutural:
Etano (C2H6); Dióxido de Carbono (CO2); Butano (C4H10); Propano (C3H8) H H O=C=O H H H H H H H │ │ │ │ │ │ │ │ │
H ─ C ─ C ─ H H ─ C ─ C ─ C ─ C─ H H ─ C ─ C ─ C─ H │ │ │ │ │ │ │ │ │ H H H H H H H H H
A importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) deixou de ser esporádica no Brasil e passou a ser sistemático, segundo estudo da ANP.
O consumo de gás natural no Brasil cresceu 22% em 2012, para um aumento da produção nacional de apenas 7%, o que obrigou a Petrobrás a aumentar as importações.
As vantagens do Gás Natural é o baixo impacto ambiental, facilidade de transporte e de manuseamento, condutor de atração de investimentos e segurança, já as desvantagens é que apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão, tende a acumular-se nas partes mais elevadas quando os ambientes fechados, também em caso de incêndio em locais com insuficiência de oxigênio, poderá originar o monóxido de carbono que é altamente tóxico.
O gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo. Constitui reservas finitas, e, conforme pesquisas realizadas pela IEA (Agência Internacional de Energia), caso se mantenha o ritmo de consumo médio da última década, as jazidas de gás natural irão se esgotar em