petróleo e gás natural
A produção total de petróleo operada pela Petrobras no Brasil, que inclui a parcela operada pela Companhia para seus parceiros, atingiu, em novembro, 2 milhões 255 mil barris de petróleo por dia (bpd), tendo alcançado em 30 de novembro o recorde histórico de produção diária de 2 milhões 384 mil barris.
Já a produção total de petróleo e gás operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela operada para empresas parceiras, foi de 2 milhões 762 mil boed no mês.
A produção de petróleo da Companhia no Brasil, por sua vez, foi de 2,1 milhões bpd em novembro, enquanto a produção total de petróleo e gás da Petrobras no Brasil registrou 2,5 milhões boepd, mantendo-se próximas aos volumes alcançados em outubro, de 2,1 milhões bpd e 2,5 milhões boed, respectivamente, e representando um crescimento de 10% ao longo do ano de 2014.
Conforme planejamento da Companhia, foram executadas paradas para manutenção de algumas plataformas no mês de novembro, com destaque das paradas da P-43, da PMXL-1 e dos FPSOs Cidade de Angra dos Reis e Cidade de Paraty. As unidades já voltaram a produzir.
Além das paradas programadas, a necessidade de ajuste de parâmetros da planta de processo, bem como interrupções para permitir a entrada de novos subsistemas nas plantas das plataformas P-55, P-58 e P-62, levaram à redução pontual de 0,7% na produção observada entre outubro e novembro.
Com tais ajustes, a tendência de crescimento da produção deverá ser retomada em dezembro, conforme já indicado pelo recém-divulgado recorde histórico diário de produção própria da Petrobras de 2.286 mil bopd, atingido em 21 de dezembro passado.
Novos poços e sistemas de produção
No dia 20 de novembro, entrou em produção o FPSO Cidade de