gas metano
Um dos gases tóxico mais comum nas regiões rurais e o gás metano, que e produzido pelas fezes dos animais ruminantes. E uma das principais formas de aproveitar esses resíduos é com um biodigestor que funciona de modo a decompor matéria orgânica, acondicionada em um recipiente lacrado. No processo de decomposição, obtêm-se dois resíduos: um em estado sólido, que podemos utilizar como adubo, e um gasoso, chamado de biogás que pode ser reaproveitado como combustível. Este processo é econômico e sustentável por utilizar como matéria-prima, resíduos que seriam destinados ao descarte e por gerar produtos de alto valor agregado na indústria agrícola.
Justificativa
O biogás é um dos produtos da decomposição anaeróbica (ausência de oxigênio) da matéria orgânica, que se dá através da ação de determinadas espécies de bactérias. Por ser um gás leve e de fraca densidade, mais leve do que o ar, contrariamente ao butano e ao propano, ele suscita menores riscos de explosão na medida em que a sua acumulação se torna mais difícil. Além de da um destino ao esterco, diminuindo a emissão de gás metano, que são uns dos gases causadores do efeito estufa.
Objetivo
1º Esclarecer e conscientizar a população da zona rural sobre os efeitos dos gases tóxicos;
2º Diminuir a emissão do gás metano produzido pelos bovinos;
3º Construir um biodigestor com materiais caseiros, a fim de demonstrar a viabilidade da produção de adubo a partir da decomposição de resíduos sólidos de bovinos.
METODOLOGIA
Os gases tóxicos são gases poluentes causadores de várias doenças respiratórias e outras. O primeiro objetivo do projeto será realizado através de capacitações feitas com agentes de saúde municipal, jornal de circulação local radia e os profissionais de saúde. Estes profissionais têm acesso mensal às residências, transmitindo essas informações aos moradores das zonas rurais e disseminando a ideia da importância