Gas metano
O gás metano (CH4) é incolor e inodoro em condições ambientes. Sua fórmula está representada a seguir:
Fórmulas do gás metano
Esse é o alcano mais importante, pois ele é um dos principais constituintes do chamado gás natural, que é uma fonte de energia limpa encontrada nas rochas do subsolo, podendo ou não estar associado ao petróleo. O metano também é o principal constituinte do biogás, perfazendo cerca de 50% de sua constituição.
Pode-se obter o metano por meio de várias fontes e, além disso, dependendo da sua origem, ele pode receber alguns nomes diferentes. Veja isso abaixo:
Fontes de obtenção e nomes do gás metano
Portanto, esse gás constitui uma rica fonte combustível, sendo de extrema importância que o professor aborde esse tema em sala de aula. Para que uma aula sobre o gás metano se torne mais interessante e prática, preparamos uma atividade experimental que pode ser realizada em um laboratório de ciências com o devido acompanhamento do professor, visto que o gás metano é altamente explosivo e será usado fogo neste experimento.
Materiais e Reagentes:
Almofariz e pistilo; Tubo de ensaio; Rolha para o tubo de ensaio; Bico de Bunsen; Varela de vidro; Suporte universal; Óxido de cálcio (CaO); Hidróxido de sódio (NaOH); Acetato de sódio (CH3COONa); Caixa e palitos de fósforo.
Procedimento experimental:
Esquema da aparelhagem para o experimento de obtenção do metano
Monte a aparelhagem mostrada na figura acima; Triture e misture bem o óxido de cálcio (CaO), o hidróxido de sódio (NaOH) e o acetato de sódio (CH3COONa), no almofariz e usando o pistilo; Coloque rapidamente essa mistura no tubo de ensaio; Feche a boca do tubo de ensaio com a rolha; Aqueça a amostra no tubo de ensaio com o bico de Bunsen; Aproxime com cuidado um palito de fósforo aceso na extremidade da vareta de vidro; Anote o que aconteceu.
Conclusão:
Deverá ocorrer