Garçom Eletronico
Trabalho de Sociologia Organizacional
Magnum da Silva Souza Costa
Niterói
2012
O projeto apresentado é chamado de “garçom eletrônico” e consiste em um software que seria instalado em aparelhos eletrônicos ou tablets situados em cada mesa de um restaurante, onde seria disponibilizado para o cliente consultar o cardápio, ter informações do prato e de produtos oferecidos e fazer o pedido informando a quantidade desejada, essas informações então, seriam recebidas em um computador dentro do estabelecimento e precisaria do garçom apenas para entregar os pedidos prontos não sendo necessário ir de mesa em mesa anotando pedidos e poupando o tempo de espera do cliente.
Atualmente, devido à correria do dia-a-dia, as pessoas estão cada vez mais apressadas e tudo tende a se adequar a essa correria. Todos estão em busca dessa rapidez e acaba se tornando um item essencial na hora da decisão, isso, se estendendo a todo tipo de serviço, porque nos dias de hoje, “tempo é dinheiro”. Quem não aderir a esse tipo de “exigência” da sociedade, acaba ficando ultrapassado e desatualizado com o decorrer do tempo. O mundo está em constante metamorfose e tudo tende a seguir essas mudanças, tudo tende a ficar mais fácil para as pessoas, ninguém quer ter que fazer esforço para executar suas tarefas diárias e é aí que entram as novas tecnologias, na necessidade de se ter sempre algo novo para tornar o mundo mais fácil, mais prático e mais rápido.
Estes recursos, no entanto, são recursos inicialmente caros onde nem todas as pessoas têm acesso. Num contexto social, o acesso das classes mais pobres aos novos recursos tecnológicos se torna cada vez mais complicado, uma vez que as novas tecnologias são inicialmente exclusivas para as classes mais ricas, utilizando como principal separador de águas os altos valores que são cobrados. As novas tecnologias são acessíveis às classes mais pobres a