Garrafa de Leyden
Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br Objetivo
Esse é um dos primeiros capacitores inventados. Sua finalidade, em primeira instância, é armazenar cargas elétricas e, conseqüentemente, energia potencial elétrica. A grandeza fundamental que o caracteriza é suacapacitância. Antigamente (anterior a 1938) usavam-se os termos 'condensadores' e 'capacidades'; os correspondentes a partir de 1938 são capacitores e capacitâncias. Construir uma versão dessa 'garrafa' é o objetivo dessa sugestão.
Material
Frasco cilíndrico de vidro ou acrílico; tampa de madeira ou acrílico; vareta de latão; esfera de latão; papel alumínio.
Nota: Um pote plástico com tampa pode substituir o frasco cilíndrico.
Montagem
Com a mão envolvendo o alumínio da parte externa, aproxime a esferinha da cúpula do gerador de Van de Graaff, em funcionamento. Observe acentuadas faíscas entre a esfera da garrafa e o domo do gerador.
Cuidado! A carga elétrica acumulada na garrafa é considerável, não toque na esfera!
Se você tiver uma lâmpada para “flash” (de uma máquina fotográfica), pode “acendê-la” ligando-a entre a esferinha e o alumínio externo. Lâmpadas néon também ionizam com essa descarga. Experimente descarregar o capacitor através de uma lâmpada incandescente.
Nota: Em sala de aula já 'dei' choque em 100 alunos, simultaneamente, com uma dessas garrafas eletrizadas. Os 100 alunos previamente avisados (nenhum usando marca-passo) dão as mãos fazendo uma fila. A fila se curva de modo que o primeiro e o último fiquem perto da garrafa; um põe a mão no alumínio da parte externa e o outro toca a esfera ... e 100 gritam e pulam simultaneamente!