ganuderma lucidum

1747 palavras 7 páginas
MICOLOGIA APLICADA

Ganoderma lucidum trabalho elaborado por: Rosa Sousa

INTRODUÇÃO
 O Ganoderma lucidum
 é um cogumelo, considerado um organismo de ordem mais elevada no mundo dos fungos.
 Família Ganodermataceae, espécie G. lucidum.
 Eucariontes,
 Heterotróficos, sem clorofila, nutrição por absorção, excretam enzimas.

 O nome Ganoderma deriva do grego ganos/γανος "brilho", donde "brilhante" e derma/δερμα “pele”, enquanto

o epíteto específico do latim lucidum, "brilhante". Uma outra designação japonesa é mannentake ( 万年茸 ), que significa "cogumelo dos 10 000 anos".
 Há menos de 20 anos atrás, era raro, crescia na floresta, mas era extremamente difícil de se cultivar. Hoje, com o aumento dos conhecimentos, como por exemplo do clima em que ele se desenvolve, é possível propor condições artificiais de crescimento com quantidades correctas de oxigénio e humidade.
 Ganoderma lucidum, também chamado com Ling Zhi (planta do espírito) pelos chineses e Reishi pelos japoneses, é o fungo medicinal mais famoso da farmacopeia chinesa.
 Foi usado na China como um remédio milagroso para a maioria das doenças. Embora algumas das reivindicações terapêuticas deste fungo possam ser exageradas, recentes pesquisas científicas feitas em todo o mundo provam as suas capacidades terapêuticas.
 Lingzhi, em Chinês, significa “erva de potencial espiritual” foi também descrito como o “cogumelo da imortalidade”  Este como tinha presumíveis benefícios para a saúde e com aparente ausência de efeitos colaterais, obteve uma grande reputação.

2

História


Os Imperadores chineses, ao longo de várias dinastias ordenavam aos seus criados que procurassem cogumelos Reishi selvagens, encontrados nas montanhas, em regiões distantes, acreditando que o seu consumo lhes traria a eterna juventude e muita saúde. Os seus milagrosos poderes de cura apesar de terem sido empregados pelas culturas Orientais há muitos séculos, somente nos últimos 30 anos
foram

Relacionados