Economia
- Questões:
1) De a definição de moeda: Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços.
2) Quais as funções da moeda no sistema econômico: As funções da moeda no sistema econômico são fundamentalmente as seguintes:
Instrumento ao meio de trocas: por ter aceitação geral serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia;
Denominador comum monetário: possibilita que sejam expressos em unidades monetárias os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico. É um padram de medida.
Reserva de valor: a posse da moeda representa liquidez imediata para quem a possui. Assim pode ser acumulada para aquisição de um bem ou serviço no futuro. Claro está que o requisito básico para a moeda funcione como reserva de valor é sua estabilidade diante dos preços dos bens de serviços, já que a inflação corrói o poder de compra da moeda, e a deflação (queda de preços ) a valoriza.
3) Conceitue meios de pagamento: Os meios de pagamentos constituem o total de moeda á disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações. Os meios de pagamento representam então quanto a coletividade tem de moeda física (metálica e papel) com o publico ou no cofre das empresas somado a quanto ela tem em conta corrente nos bancos.
Meios de pagamento = moeda em poder do publico+ depósitos avista nos bancos comerciais.
4) Defina M1, M2, M3 e M4:
M1=moeda em poder publico + depósitos a vista nos bancos comerciais (papel-moeda e moeda metálica) + depósitos à vista nos bancos comerciais. M1 é o total de moeda que não rende juros e é de liquidez imediata.
M2 = M1 + depósitos a prazo (depósitos para investimentos, depósitos de poupança, fundos de aplicação financeira e de renda fixa de curto prazo) + títulos do governo em poder do público.
M3 = M2 +