Gamaticabilidade
7209 palavras
29 páginas
Linguagem, língua e falaAna Tereza
Diego Camilo
José Carlos
Leila Lima
Liliana Cotias
Martinho Neto
José Soares Neto
Ronivon da Silva
William Santos
Feira de Santana
2012
Toda língua possui uma estrutura que o indivíduo aprende desde cedo, que é a gramática. Por conhecê-la de um modo amplo é que o falante consegue usar a língua. Embora cada falante se julgue proprietária da língua ele está sujeito a algumas restrições impostas pela mesma, sendo restrições de ordem intrínseca (regras inerentes a própria língua) e extrínseca (imposta pela comunidade lingüística). Por conhecermos as regras dessa gramática intrínseca (combinação de regras de palavras internalizadas pelos falantes desde pequenos, lhes permitindo construir e entender frases com sentido) é que conseguimos construir frases, textos, diálogos adequados para nos comunicarmos. Alguns autores dão o nome de competência a esses conjuntos de normas internalizadas permitindo emitir, receber e julgar enunciados. Fala também do desempenho que é a capacidade que cada indivíduo tem de desenvolver, utilizar essa competência.
Gramaticalidade: Gramaticalidade é a característica da língua que possibilita um falante compreender o outro que compartilhe das mesmas correlações entre significados e seqüências de sons, considerando gramaticais às frases construídas segundo essas regras internalizadas pelos falantes. A construção de uma sentença compreensível por outros é a demonstração desta característica. Exemplo: Fazem quatro anos que ele viajou. Embora esta frase não seja aceita pela gramática normativa, que segundo ela a frase correta deveria ser Faz quatro anos que ele viajou, ela é considerada gramatical segundo as regras internalizadas pelos falantes.
Agramaticalidade:
Ocorre a agramaticalidade quando não são respeitadas características essenciais que possibilitam a comunicação, por exemplo, não obediência de ordem obrigatória entre os elementos gramaticais ou omissão