galileu galilei
GALILEU GALILEI
Galileu Galilei, o mais velho dentre os sete filhos de Vincenzio Galilei e de Giulia Ammannati di Pescia, nasceu na Itália, em Pisa, no dia 15 de fevereiro de 1564. Os seus antepassados pertenciam à alta sociedade de Pisa e, embora a família tivesse decaído economicamente, mantinha quase intacto o seu prestígio graças às boas tradições familiares que conservara, e às boas relações de amizade com os membros da alta aristocracia.
Em 1581, com apenas 17 anos, Galileu iniciou os seus estudos de Medicina na universidade de Pisa, possivelmente a conselho de seu pai, desejoso que o seu filho fosse um médico de fama. Seu interesse pela Medicina nunca evoluiu. Porém era grande seu interesse pela Física e matemática, então decidiu estudar matemática com Otílio Ricci, discípulo do famoso Niccolò Tartaglia. Seu pai tampouco desejava que o filho estudasse matemática clássica e assim Galileu abandonou a universidade em 1585, sem obter o título e foi para Florença, onde deu aulas particulares para sobreviver e continuou os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática, sendo, em 1589, nomeado catedrático de matemática na Universidade de Pisa.
Em 1609, conseguiu construir um telescópio, bem mais aperfeiçoado do que aqueles que então existiam, e usou-o para explorar os céus, provocando grande espanto e admiração, e, desde esse dia, Galileu, já matemático, físico, filósofo, tornou-se, também, astrônomo. Em breve tempo, fez mais descobertas do que as que tinham sido feitas durante séculos. Foi através dessas observações que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Cláudio Ptolomeu, onde a Terra era vista como o centro do Universo. Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de heresia. Alguns de seus inimigos convenceram o Papa que as teorias de Galileu eram mais danosas para a religião do que as heresias de