PARALELO ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE GETÚLIO VARGAS E JUSCELINO KUBTISCHEK

446 palavras 2 páginas
PARALELO ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE GETÚLIO VARGAS E JUSCELINO KUBTISCHEK

Getúlio Vargas presidiu o país em dois mandatos o primeiro de 1930 a 1945 onde governou com poderes ditatoriais, com um governo centralizador e controlador seguindo o modelo Weberiano burocrático-modernizador criou a justiça do trabalho com implantação de leis trabalhistas (CLT), criou o INSS e instituiu o salario mínimo, deu um grande impulso na economia do país com a implantação da companhia siderúrgica nacional a companhia do vale do rio doce também criou o IBGE logo após saiu do poder por um golpe militar.
Em seu segundo mandato criou a Petrobrás o banco Nacional do desenvolvimento Econômico (BNDE) em 1954 se suicidou com um tiro no peito por está sofrendo perseguições de fortes pressões políticas e da imprensa pela crise econômica do país.
Juscelino Kubitschek de Oliveira presidiu a partir de 1956 fez a criação do plano de metas com 30 objetivos a serem alcançados em cinco anos. Seu lema era cinquenta anos em cinco, seu governo teve grande êxito no desenvolvimento industrial abriu a economia para o capital internacional com isso muitas empresas de grande porte se instalaram na região sudeste como as automobilistas medida que favoreceu a migração dos trabalhadores pra essas regiões. fator que mostrou que a industrialização cresceu mais do que a parte agropecuária. Os planos de metas foram seguidos, mas foi retirado muito dinheiro dos cofres públicos pela ineficaz participação das iniciativas privadas e pelas agências de crédito governamentais que teriam que contribuir com 50% dos valores gastos pelo governo.
O plano desenvolvimentista de Getúlio Vargas e o plano de Metas de Juscelino Kubitschek contribuíram para o desenvolvimento do país, Getúlio tentou não externalizar a economia e se voltou a um modelo nacionalista; enquanto Juscelino buscou nas empresas internacionais formas de desenvolvimento das indústrias nacionais dando aos estrangeiros poder de interferir na

Relacionados

  • Jk o desenvolvimentismo bossa nova
    5876 palavras | 24 páginas
  • Esquerda nacionalista brasileira: da decomposição à recomposição (1945-1958)
    98421 palavras | 394 páginas