Galeria Concreta
Arquiteto: Sérgio Coelho - Escritório GCP Arquitetos (autor); Adriana de Oliveira (coautora)
Projeto: 2007
Construção: 2009/2010
Área Construída: 170 m²
Local: Alto dos Pinheiros (zona norte), São Paulo – SP
Ao final de uma reunião com Sérgio Coelho, sócio do escritório GCP, para discutir o programa de necessidades e as expectativas em relação à galeria/ateliê que pretendia construir, a designer de joias Suzana Lisboa mencionou concreto, metal e vidro como os materiais com os quais esperava que o arquiteto desse forma à edificação.
Coelho seguiu a sugestão à risca. E apesar dessa reduzida quantidade de elementos - ou talvez por isso mesmo - projetou um edifício que, em certos aspectos, remete a obras de arte.
O projeto dessa galeria de arte teve a preocupação não apenas com o programa específico e gesto arquitetônico icônico, mas também com soluções eco eficientes de ventilação e iluminação natural e reuso de água.
Projeto buscou um equilíbrio entre o rústico e o moderno, unindo muro, iluminação branca e vidros transparentes.
O volume maciço de concreto na fachada ganhou uma abertura horizontal que funciona como uma vitrine para pequenas peças de design.
O rasgo envidraçado que seciona a parede de concreto permite a combinação de leveza e densidade.
Em sua estrutura, colunas de tubos de aço e vigas, formam pórticos e apoios para a fachada de vidro, mezanino e escadas.
Em sua lateral, grandes aberturas verticais em vidro permitem que pelo lado de fora observadores tenha uma vista interna da galeria.
A luz natural é assegurada através da ampla fachada de vidro lateral.
Uma porta pivotante envidraçada permite a entrada de obras de maior dimensão e da luz natural, aumentando a visão interior/exterior.
O mezanino, além de seu uso administrativo, também poderá ser utilizado para exposições diversas.
No mezanino, acessado por escada metálica, ficam, em primeiro plano, a administração (quase um aquário) e, ao fundo, o espaço de apoio. A