empreendedorismo
RESUMO
A visão moderna do empreendedorismo entende que, mais do que o fazer empresarial, o que define um empreendedor é sua forma de se comportar diante dos desafios, tanto no mercado de trabalho como no dia a dia da vida. É preciso um conjunto de medidas que fortaleçam esse conceito no Brasil, governo e organizações devem se unir para elaborar um sistema de desenvolvimento do empreendedorismo, com incentivos fiscais, desenvolvimento de novos cursos, fortalecimento de pesquisas científicas, formalização de patentes, estímulo da cultura empreendedora em regiões mais remotas, etc. Não é um caminho muito difícil de ser trilhado, basta apenas muita força de vontade. Um bom plano de negócios é um ótimo começo para montar uma empresa explorando as potencialidades do negócio bem como os riscos inerentes ao mesmo. Todos nós podemos ser empreendedores inovando no nosso dia a dia, na forma em que trabalhamos deixando de lado a maneira em que fomos ensinados a desempenhar determinada tarefa, fazendo-as de uma forma nova que facilita o desenvolvimento dessa tarefa.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Brasil. Plano de negócios.
1 INTRODUÇÃO
O empreendedorismo é um tema que pode ser considerado novo para o Brasil nos dias de hoje, a sua historia vem de muito tempo atrás, e nem sempre esta relacionada a uma pessoa que abre uma empresa, mas sim ao comportamento, as atitudes, ao pensamento e as ações das pessoas na área dos negócios, da educação, social ou qualquer outra.
Ser um empreendedor é entendido como um processo que ocorre em diferentes ambientes e situações empresariais, provocando mudanças através da inovação realisada por indivíduos que geram ou aproveitam oportunidades, que criam e realisam atividades de valor tanto para si próprio tanto para a sociedade.
No Brasil o número de empreendedores vem crescendo a cada ano e faz toda a diferença no desenvolvimento da sociedade, em diversas áreas. Todos nós podemos ser