Gaiola de faraday
No ano de 1816, o cientista britânico Michael Faraday, comprovou o fenômeno da blindagem eletrostática ou blindagem elétrica, através de um experimento, que ficou conhecido com Jaula de Faraday, onde Faraday sofre descargas elétricas no interior de uma jaula e nada sofre.
A Gaiola de Faraday consiste numa blindagem eletrostática que é conseguida ao criarmos uma superfície oca feita com uma rede ou malha metálica, isolada da terra, no qual seu interior fica livre dos efeitos de campo elétrico.
A rede ou malha metálica, se for relativamente fina, as cargas poderão se espalhar uniformemente pela superfície externa da gaiola. Essa estrutura previne que sinais elétricos muito fortes, por exemplo, provenientes de um relâmpago, criem campos elétricos muito intensos dentro da gaiola, ou seja, o campo elétrico no interior da gaiola é nulo. Deste modo, a pessoa que se encontra dentro da gaiola, não sofre qualquer choque quando esta é atingida por uma descarga elétrica, proveniente de um raio.
São precisamente estes princípios que fazem com que os viajantes de um veículo, ou de uma aeronave, permaneçam em segurança em condições adversa de tempestades elétricas e também bloqueiam o recebimento de ondas eletromagnéticas como ondas de rádio, de TV e telefonia móvel.
As ondas de rádio são radiações eletromagnéticas com comprimento de onda maior e frequência menor do que radiação infravermelha, que são usadas para a comunicação e rádio amadores, rádio difusão, rádio e TV e telefonia móvel. Nesta também, estão inclusas as ondas do tipo VHF, ondas de alta frequencia e UHF, ondas de ultra, alta