GAIOLA DE FARADAY
Ela serve para proteger instrumentos e aparelhos de grande sensibilidade, garantir a segurança de instalações perigosas como locais de preparação de explosivos, é usada como proteção de edifícios contra descargas atmosféricas. Também outras aplicações são: o gabinete de um computador, um forno de microondas, um carro, um avião.
Alguns exemplos em que há gaiolas de faraday, não são propositais.
Pode-se dizer isto dando o exemplo de túneis, feitos para a passagem de rodovias: o celular é um aparelho que funciona com dificuldade, ou nem chega a funcionar no interior de um túnel, pois as ondas não conseguem passar pela malha metálica aplicada entre o concreto para a sustentação.
Uma aplicação mais prática é o uso de para-raios em edifícios. São formados por uma ligação metálica de cobre ou alumínio que liga a extremidade superior de um edíficio, (formando a gaiola de faraday), e aos condutores enterrados no solo, dissipando a descarga e desviando-a de possíveis alvos.
Outra aplicação prática é o forno microondas, que também funciona como uma gaiola de faraday. Ele não deixa sair as microondas que esquentam os alimentos, pois tem as suas superfícies metálicas, e na porta, onde geralmente há um vidro para observar os alimentos, há uma malha metálica que no conjunto total com as outras paredes, impede a passagem das ondas.
Usos da Gaiola de Faraday
A gaiola de Faraday tem inúmeros usos atualmente, o carro, por exemplo, é basicamente uma gaiola de Faraday.
É o efeito da gaiola de faraday, e não os pneus de borracha, que protege um automóvel em caso de queda de um raio nas proximidades.
Vários prédios atuam como uma a gaiola de Faraday, com o seu gesso ou paredes de concreto espalhados com vergalhões de metal ou tela de arame, que muitas vezes causam estragos com as redes de Internet sem fio e sinais de celular.
Mas o efeito de