Gaia e Medeia
Hipótese de Gaia e Hipótese Medeia
São Paulo
2014
Hipótese de Gaia e Hipótese Medeia
São Paulo
2014
Índice
1. Introdução....................................................................Pg.
2. Desenvolvimento..........................................................Pg.
3. Desenvolvimento..........................................................Pg.
4. Conclusão.....................................................................Pg.
5. Bibliografia...................................................................Pg.
Introdução
Teoria de Gaia: Em 1979, foram elaboradas algumas idéias, entre elas a hipótese de que a terra seria um ser vivo. Constituída pelos estudos de uma bióloga chamada Lynn Margulis, a hipótese foi criada por James Lovelock no ano de 1979, tendo como nome principal ‘’Hipótese de Gaia’’. Gaia deriva de mãe da terra e deusa de todos os seres vivos, como diz na mitologia grega.
De acordo com esta teoria, nosso planeta possui uma capacidade de auto-sustentação, ou seja, é capaz de gerar, manter e alterar suas definições ambientais.
Teoria Medeia: A vida é inimiga da própria vida.
Como na mitologia grega, Medeia é uma rainha que mata seus filhos como forma de vingança contra o marido que é infiel, o herói Jasão. Segundo o paleontólogo americano Peter Ward, a natureza é dotada deste mesmo instinto assassino, onde todos os seres vivos são condenados á extinção de um longo prazo.
Desenvolvimento
Teoria de Gaia
A teoria explica que o planeta terra é um imenso organismo vivo capaz de se regular sozinho conforme for preciso. Também mostra que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente em que vivem, tornando-o mais adequado á sua sobrevivência.
Quando esta teoria foi lançada, não agradou a comunidade dos cientistas tradicionais. E foi a principio, aceita por ambientalistas e