Hipótese de Gaia X Hipótese de Medéia
Nome :
Nota:
Índice
Introdução : Pg. 4
Desenvolvimento : Pg.5
Conclusão : Pg.6
Bibliografia : Pg.7
Introdução
Uma das teorias atuais sobre o planeta Terra e que ele consegue se proteger como um organismo , mas como toda teoria , existe algo oposto , e é isso que a teoria de medeia diz . Mas quem foi Medeia ? Você já ouviu algo a respeito ? A partir desse momento você poderá descobrir as duas Teorias , a de medeia e a de gaia .
Hipótese de Gaia
Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. De acordo com esta teoria, nosso planeta possui a capacidade de auto-sustentação, ou seja é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais. A Teoria de Gaia foi criada pelo cientista e ambientalista inglês James Ephraim Lovelock, no ano de 1969. Contou com os estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis. O nome da teoria é uma homenagem a deusa Gaia, divindade que representava a Terra na mitologia grega. Quando foi lançada, esta teoria não conseguiu agradar a comunidade de cientistas tradicionais. Foi, primeiramente, aceita por ambientalistas e defensores da ecologia. Porém, atualmente, com o problema do aquecimento global, esta teoria está sendo revista e muitos cientistas tradicionais já aceitam algumas ideias da Teoria de Gaia.
Hipótese de Medeia
Na mitologia grega, Medeia é a rainha que mata os próprios filhos como forma de vingança contra o marido infiel, o herói Jasão. Segundo o paleontólogo americano Peter Ward, da Nasa e da Universidade de Washington, a natureza é dotada desse mesmo instinto assassino, condenando todos os seres vivos à extinção a longo prazo. A natureza conspira para tornar a Terra um planeta estéril.
A tese central de Ward de que a vida é inimiga da própria vida colide frontalmente com algumas das ideias