gabriel e você
ESCOLA ESTADUAL SALLES GOMES
SEGUNDO MÓDULO DE QUÍMICA – TARDE
ANÁLISE DA VITAMINA C
ALINE SATUKI KURUWITAGE ISHIKAWA
TATUÍ-SP
NOVEMBRO/2014
INTRODUÇÃO
A vitamina C, também denominada ácido ascórbico, é uma molécula utilizada na hidroxilação de diversas reações químicas celulares. Ela é hidrosolúvel, possui coloração branca e é inodora. Quando submetida à altas temperaturas, por um longo período, é destruída. Esta vitamina é encontrada em alimentos como frutas cítricas e suas funções no organismo são variadas: auxilia na resposta imunitária do organismo, ajuda no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos; auxilia na utilização eficiente do ferro; é importante para o funcionamento dos leucócitos sanguíneos. O resultado da falta prolongada de Vitamina C no organismo é a avitaminose denominada escorbuto.. Até onde se sabe, a alta ingestão dessa vitamina não leva à efeitos colaterais, no entanto, altas doses por um longo período de tempo pode ter efeito laxativo.
A dose recomendada de vitamina C, por dia, varia com a idade, sexo, grupo de risco e com os critérios que são aplicados em cada país individualmente.
ANÁLISE DA VITAMINA C A análise quantitativa da vitamina C pode ser utilizada como indicativo de alterações do armazenamento e da qualidade geral do alimento. A análise pode ser realizada por titulometria, análise espectrofotométrica, quantificação do ácido ascórbico total ou CLAE ou HPLC para análise de vitamina C. A titulometria de óxido redução envolve reações em que ocorrem transferência de elétrons. A análise de ácido ascórbico normalmente é realizada através de reação com um agente oxidante, a qual deve ser realizada o mais rapidamente possível, visto que o ácido é facilmente oxidado pelo próprio oxigênio do ar, formando ácido dihidro ascórbico.