biomecanica pontape lateral
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE TORRES NOVAS
RESUMO
Este artigo tem como objetivo a análise do movimento biomecânico e foi realizado no âmbito da disciplina de Biomecânica do Curso de Licenciatura em Educação Física Desporto e Lazer.
As artes marciais têm diversos tipos de provas de competição, neste artigo analisamos em biomecânica o pontapé lateral (yoko geri), tanto em provas de formas (katas) como em combate (kumité).
Perceber num nível biomecânico as três fases de execução do movimento, no plano frontal, ângulos e também centro de gravidade do pontapé lateral nos dois tipos de provas. A técnica usada foi a videografia.
O método usado foi o computador, software, kinovea, dois atletas, 4 pinos, câmara de filmar e plastron.
Com este artigo vai ajudar a identificar as semelhanças e diferenças do mesmo gesto técnico em diferentes provas, sendo que conclui-se que as variáveis são sujeitas aos indivíduos, sendo que a capacidade de cada um tanto morfologicamente como tecnicamente são factores que criam impossibilitam a comparação exacta das variáveis.
Palavras-chaves: Biomecânica, artes marciais, pontapé lateral, yoko geri, software.
INTRODUÇÃO No âmbito da Unidade Curricular de Biomecânica, leccionada pelo docente Marco Batista, foi-nos proposto a realização deste trabalho.
Pretendemos analisar a biomecânica do movimento do gesto técnico (pontapé lateral). Devido á minha área de trabalho nas artes marciais, propus fazer este tema, para que possa enriquecer o meu conhecimento a esse nível. As artes marciais, principalmente as não olímpicas estão muito pouco debatidas e estudas, assim com esse intuito fazemos este artigo. O pontapé lateral é um gesto técnico usado em várias artes marciais (kempo, taekwondo, karaté, ninjútsu, etc…) e nas suas mais variadas provas de competição. Para poder entender melhor este gesto técnico, nas provas de Katas e