Gabarito
6.0 Bibliografia............................................................................................................................12
Introdução
Revestimento de paredes As principais funções de um revestimento de argamassa são: proteção da base de alvenaria ou da estrutura da ação direta dos agentes agressivos, além de garantir que o acabamento final possua uma base regular e adequada para receber outros revestimentos, de acordo com o projeto.
O revestimento das paredes é formado por algumas camadas de argamassa: chapisco, emboço e reboco.
Figura 1.0 - Camadas de Revestimento de Argamassa
Fonte: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/279/anexo/ativosmanu.pdf O chapisco funciona como uma ponte de ancoragem entre a base e o emboço lançado, possui a finalidade de uniformizar a superfície quanto à absorção e também de melhorar a aderência e ele deve apresentar um traço 1:3 (cimento: areia grossa). Para o caso do chapisco rolado, é necessária a adição de uma resina acrílica à água de amassamento. Outro tipo de chapisco é o chapisco industrializado, que possui a textura de uma argamassa colante e é indicado para superfícies de concreto.
Figura 2.0 - Chapisco Convencional
Fonte: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/279/anexo/ativosmanu.pdf
Figura 3.0 - Chapisco Industrializado (aplicado com desempenadeira dentada)
Fonte: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/279/anexo/ativosmanu.pdf
Figura 4.0 - Chapisco Rolado
Fonte: http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/279/anexo/ativosmanu.pdf O emboço é uma camada de regularização e recomenda-se que o traço deste seja 1:2:8 (cimento: cal: areia média) em áreas internas, e 1:2:6 (cimento: cal: areia média) em áreas externas. É nesta camada que é feito o taliscamento e as mestras (réguas de argamassa).
O reboco é a camada final, que deve possuir traço 1:2:9 (cimento: cal: areia fina).
Laje Zero Além do