Gaba
O Sistema GABAérgico é um sistema inibitório por excelência do Sistema Nervoso Central, formado por neurônios que contém ácido gammaminobutírico (GABA). Os neurônios GABAérgicos se encontram distribuídos por todo o SNC. Atua através de dois tipos de receptores, GABA A e GABA B.
Os receptores GABA A se encontram situados por todo o SNC e formam um complexo junto com os canais de cloro. Os benzodiazepínicos têm uma alta afinidade por os receptores GABA A e potenciam o efeito inibidor do GABA produzindo a ansiolíse. Os receptores GABA B estão unidos aos canais de cálcio e potássio, e se unem à proteína G, e ainda que têm uma distribuição menor, jogam um papel importante modulando a liberação de os neurotransmissores cálcio-dependentes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gabaculine (ácido 5-amino-1,3-cyclohexadienylcarboxylic), um inibidor da transaminase, também inibe a formação de clorofila nas plantas, e o efeito do presente composto pode ser neutralizado por ácido 5-aminolevulínico (ALA) (Flint, comunicação pessoal, 1984) . Uma vez que é provável que o ALA também serve como um precursor para fitocromo, os efeitos da gabaculine na síntese fitocromo no desenvolvimento de plântulas estioladas foram examinadas usando in vivo espectrofotometria. Tratamento pré-emergência com gabaculine foi encontrado para inibir a síntese inicial fitocromo em ervilhas (Pisum sativum L.), milho (Zea mays L.) e aveia(Avena sativa L.). Em geral, a redução do fitocromo correlacionado com redução da clorofila. No entanto, a extensão da inibição da síntese de fitocromo não era tão grande como a de síntese da clorofila, talvez devido ao fitocromo preexistente na semente. Tratamento foliar das plântulas ervilha estiolados antes da destruição induzida por luz do fitocromo inibida