FÓSFORO P
HISTÓRICO
O fósforo é um elemento químico de número atômico igual a 15 e cujo símbolo é P, pois o seu nome vem do latim Phosphorus (phos, que significa “luz”; e phorus, “o que dá”, isto é, seu nome significa “o que dá luz”).
Esse nome foi dado pelo seu descobridor Hennig Brand, porque esse elemento brilhava no escuro e também se inflamava por vezes até espontaneamente, liberando vapores brancos.
HISTÓRICO
A forma como Brand isolou o fósforo também foi um tanto excêntrica: ele pegou 50 baldes de urina, deixou evaporar e putrefazer-se até que surgiram vermes, ferveu esse resíduo, deixou-o alguns meses no porão e viu que fermentou e ficou preto. Ele pegou então esse resíduo preto e destilou-o com ureia em uma retorta que tinha sua extremidade mergulhada na água. Assim, ele obteve uma substância pegajosa e transparente, que, ao ser retirada da água, era o fósforo isolado.
FÓSFORO NO SOLO
O fósforo (P) encontra-se na fase sólida nas formas orgânicas e inorgânicas; na fase líquida em formas inorgânicas na solução do solo, nas formas de H2PO4- e
HPO42.
DISPONIBILIDADE DE P NO
SOLO
DISPONIBILIDADE DE P NO
SOLO
PERDAS DE P NOS
SOLOS
No
solo, o fósforo é pouco móvel, pois é firmemente retido não sendo um nutriente facilmente sujeito à perdas por percolação, entretanto, a erosão é a responsável pelas maiores perdas de fósforo, quando ocorrem perdas de matéria orgânica e partículas coloidais com fósforo.
PRINCIPAIS FERTILIZANTES
FOSFATADOS
AGRICULTURA
ORGÂNICA:FOSFATOS
NATURAIS
E
TERMOSFOSFATOS.
AGRICULTURA CONVENCIONAL:
SUPERFOSFATO
SIMPLES;
SUPERFOSFATO
TRIPLO
OU
CONCENTRADO, FOSFATOS DE
AMÔNIO,
FOSFATODIAMÔNIO,
NITROFOSFATO.
FÓSFORO NA PLANTA
Dos macronutrientes primários, o fósforo é absorvido em menores quantidades que os demais, entretanto sua presença no solo é indispensável para o crescimento e produção vegetal. O fósforo é um componente vital da célula. Sem fósforo não há vida.
FUNÇÕES DO P NA PLANTA
Estimula o