Simo
Esta complexidade se deve a dois fatos:o sistema vestibular tem três funções: estabilização da imagem na retina, controle postural e orientação estática e de movimento; em cada uma destas funções, o sistema vestibular é auxiliado por outros sistemas, ou seja nenhuma destas funções sé exclusivamente vestibular.
Didaticamente foram abordados os seguintes aspectos: estrutura dos receptores, transformação do estímulo mecânico em impulso elétrico e as vias vestibulares.
Estrutura dos receptores
O labirinto é composto por 3 canais semicirculares e dois órgãos otolíticos, e está localizado no osso temporal. Enquanto os canais semicirculares percebem movimentos de rotação, os órgãos otolíticos percebem movimentos de aceleração linear e mudança na posição da cabeça. Na cúpula dos canais semicirculares e na mácula dos órgãos otolíticos existem células ciliadas responsáveis pela percepção de movimento e de posição da cabeça no espaço.
Transformação do estímulo mecânico em impulso elétrico
As células ciliadas são capazes de transformar o estímulo de posição e de movimento da cabeça em impulso elétrico. O movimento e a mudança na posição da cabeça levam a inclinação dos cílios destas células. A inclinação dos cílios, por sua vez, pode levar a uma despolarização ou hiperpolarização das células, e esta informação é transmitida para o nervo vestibular.
Vias vestibulares
Para cada uma das funções do sistema vestibular há uma via correspondente, de tal forma que para estabilizar a imagem na retina há o reflexo vestíbulo-ocular, para o controle postural existem as vias vestíbulo-espinhais e reticulo-espinhais e para a percepção de movimento e de posição da cabeça no espaço a informação vestibular chega a áreas específicas do córtex cerebral