Físico-Química
Físico-Química
Tratamento de água por Osmose Reversa e
Obtenção de água purificada no oriente médio
Marcella Alves
Patricia Alves
SÃO VICENTE
NOVEMBRO - 2014
Sumário
1.Osmose Reversa 3
2.Aplicações da Osmose Reversa 3
3.Tratamento de água 4
4.Escassez de água no Oriente Médio 4
5.Obtenção de água purificada no Oriente Médio 5
6.A tecnologia de dessalinização 5
Bibliografia 7
1. Osmose Reversa Osmose Reversa é o processo de separação da água dos sais minerais. Esta se constitui de duas soluções, uma com concentração maior de sais em relação à outra concentração, diferentemente da osmose natural, a solução mais concentrada tende a ir para solução menos concentrada.
Isso acontece devido a uma pressão mecânica superior a pressão osmótica aplicada sobre a solução mais concentrada. Devido a pressão aplicada, as moléculas de água passam pela membrana semipermeável separando a solução em duas partes distintas: permeado e rejeito, este último percorre a membrana sem atravessá-la para formar o que deve ser desprezado, já o permeado é a parte da solução que atravessa a membrana contendo alto grau de pureza. O processo de tratamento remove grande parte dos componentes orgânicos e até 99% dos sais dissolvidos. O diagrama esquemático do processo de Osmose Reversa é mostrado na figura 1 abaixo:
Figura 1: Diagrama Esquemático Osmose Reversa fonte: www.waterworks.com.br
2. Aplicações da Osmose Reversa
A osmose reversa contém diversas aplicações em tratamento de água sendo:
Tratamento de águas pluviais;
Dessalinização da água do mar;
Hemodiálise.
3. Tratamento de água
Devido à má distribuição de água potável no país e a preocupante tendência de escassez de água no mundo, o sistema de osmose reversa é uma opção viável para a população. Com o sistema se pode obter água potável resultante do tratamento de águas pluviais ou águas salobras, com a separação dos minerais e poluentes presentes nessa água e