Física
A água é a substância em maior abundância em nosso planeta e até mesmo na constituição de nosso organismo humano. Talvez por esse motivo, e outros aliados as suas características, ela exerce há muito tempo, um verdadeiro fascínio sobre físicos e outros cientistas. Grandes nomes da Física como Arquimedes, Pascal, Torricelli e Stevin, entre outros, dedicaram grande parte de seus tempos e intelectos para decifrar os enigmas dos líquidos e dos corpos neles imersos. O objetivo do estudo da mecânica dos fluidos é fazer grande jornada através destas pesquisas e de seus fantásticos resultados.
1. DEFINIÇÃO
É a parte da mecânica que estuda os fluidos em equilíbrio. Denomina-se fluido à toda substância com capacidade de escoamento, compreendendo-se, assim, os líquidos e os gases.
OBS1: Supõe-se, que o líquido seja incompressível, com volume definido, sem viscosidade e não aderente à superfície do recipiente que o contenha.
OBS2: Entende-se por “um líquido em equilíbrio” aquele cujas moléculas não apresentam aceleração em relação a um sistema de referência inercial. 3. DENSIDADE (d) ou MASSA ESPECÍFICA (μ)
UNIDADE NO SI
(d e μ)
OBS.: Alguns autores fazem distinção entre Densidade e Massa Específica, quando o cálculo faz referência ao corpo ou à substância que constitui o corpo. Essa distinção não é obrigatória, e não é necessária, desde que haja clareza de que a densidade de um corpo nem sempre é igual à densidade da substância que constitui o corpo (corpo oco, por exemplo).
Em relação às unidades de densidade, usualmente são utilizados o g/cm3 e o kg/l, que são unidades equivalentes. Por exemplo, a densidade da água vale:
d = 1 000 kg/m3 = 1 kg/l = 1 g/cm3.
- Massa específica: é definida para substâncias homogêneas e maciças.
- Densidade: é definida para um corpo qualquer (homogêneo ou heterogêneo), podendo ser maciço ou oco.
A tabela abaixo fornece a massa específica de algumas substâncias.