física
Materiais utilizados
Primeiramente certificamos de descarregar o eletroscópio, tocando-o com a mão. Ao atritar a barra de polipropileno com o feltro ela ficou eletrizada e ao aproximarmos a barra do eletroscópio as cargas opostas foram atraídas e as iguais repelidas fazendo abrir a folha de alumínio.
Procedimento 2
Materiais utilizados
Novamente certificamos de descarregar o eletroscópio, tocando-o com a mão. Atritamos a barra de polipropileno e ela é eletrizada e ao encostá-la no ponteiro do eletroscópio há uma transferência de cargas ficando as folhas com cargas iguais fazendo-as repelirem e ao eletrizar novamente a barra e aproximá-la das folhas eles irão se repelir pois estarão carregados com cargas de mesmo sinal.
Procedimento 3
Materiais utilizados
Ao aproximar a barra da esfera de alumínio nada acontece pois ambos estão descarregados. Ao atritar a barra ela fica eletrizada e ao aproximá-la da esfera de alumínio neutra ela atrai as cargas opostas havendo assim atração entre a barra e a esfera de alumínio. A esfera toca na barra e adquiri carga igual e se repele.
Procedimento 4
Materiais utilizados
Ao atritarmos a barra de PVC no feltro eletriza-se a barra, segurando a lâmpada em uma das extremidades tocamos a outra com a barra eletrizada e observamos que a lâmpada acende bem levemente.
Isso ocorre primeiramente por se tratar de lâmpada de fraca intensidade, que não precisa de muita energia para acende-la, limpamos a barra com álcool para tirar a oleosidade para haver uma melhor eletrização, quando atritamos a barra de modo mais intenso e empregando um pouco mais de velocidade nos movimentos de fricção e encostamos no fio da lâmpada, houve transferência de cargas suficientes para fazer a lâmpada acender por um curto período de tempo.