Física
A Física Médica é uma área multidisciplinar que aplica os conceitos e leis da física, juntamente com os avanços tecnológicos, no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de técnicas para prática médica.
Leonardo da Vinci , do século XVI, é considerado como primeiro físico médico, isso porque seus estudos relacionados a locomoção humana e o movimento do coração e do sangue no sistema cardiovascular proporcionaram novas descobertas. No século XVIII, o cientista e médico Luigi Galvani descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir eletricidade.
A partir dessa relação descoberta, o avanço da ciência do eletromagnetismo no século XIX, contribuiu para tratamentos e diagnósticos médicos. O desenvolvimento da eletrocardiografia e da eletroencelografia só se deu pela possibilidade gerada a partir de tecnologias relacionadas a voltímetros gravadores de sensibilidade e ao galvanômetro criado por Einthoven, surgindo assim a bioeletricidade e o bioeletromagnetismo.
Hermann Von Helmholtz conseguiu entrelaçar a física com a medicina. Seu primeiro trabalho foi feito sobre a conservação de energia. Um de seus estudos foi o eletromagnetismo, sendo o primeiro a demonstrar a radiação eletromagnética, onde a posterior descoberta do raio-X por Wilhelm Conrad Röntgen em 1895 está inserida. A descoberta rendeu-lhe o primeiro Prêmio Nobel de física e abriu caminho para estudos, os quais propiciaram muitos outros prêmios. O uso de raios-X e radioatividade no diagnóstico e na terapia de diversas doenças foram responsáveis pela introdução do físico no hospital.
Além do conhecimento em física, a relação dos físicos médicos com os médicos e outros profissionais faz com que seja necessário ter familiaridade com outras ciências das quais podemos citar: engenharia, informática, anatomia, bioquímica, genética, biofísica e fisiologia humana. Muitos físicos médicos trabalham em hospitais em