Teoria do Design
Época medieval (Idade média):
Durante todo o período medieval foi o setor agrícola o verdadeiro motor da economia > feudalismo.
As relações de produção baseavam-se no trabalho servil prestado fundamentalmente nas terras dos "senhores feudais": os nobres e os elementos da hierarquia da Igreja. Formas de produção industrial:
Podemos distinguir quatro épocas no desenvolvimento do modo de produção na Europa e no Mundo:
1. produção artesanal
2. período manufatura
3. mecanização (revolução industrial em Inglaterra e depois na Europa)
4. concentração industrial – sociedade do consumo
Produção artesanal (caseira) - renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Conhecia todas as fases da produção, ou seja, ele sabia construir o produto sozinho.
Manufatura é um sistema de fabricação (manual) de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Homens de negócios (os industriais) agrupavam artesãos em grandes pavilhões para agilizar a produção, que era dividida em etapas, por exemplo: um só passa a cola, outro só cola, outro só costura, outro só corta, outro só guarda o produto, um leva para o comércio e por fim um também só enriquece e esse seria o dono. Diferente do sistema Artesanal Caseiro, neste o artesão não manda em nada, só trabalha.
A mecanização A manufatura foi substituída pelas máquinas - Revolução Industrial (Inglaterra). Foi o primeiro país a implantar de forma maciça a mecanização na produção de produtos. Depois dessa implantação começam a investir em energia para as máquinas como é o caso da energia hidráulica e depois nos motores a vapor e com isso a precisão e velocidade iam aumentando.
Produção industrial – sociedade de consumo: Os avanços tecnológicos do século XX e XXI têm sido vistos por alguns historiadores como uma nova Revolução