Física
PÁG.
1 Objetivo......................................................02
2 Fundamentos teóricos.........................02
3 Materiais utilizados...............................04
4 Procedimentos experimentais..........05 5 Dados experimentais............................06
6 Metodologia..............................................06
7 Resultados.................................................09
8 Conclusão...................................................11
Objetivo
Este relatório tem como objetivo demonstrar teoricamente os conceitos aplicados ao experimento feito em laboratório com a professora Ana Elisa. A classificação do movimento do corpo de prova (esfera metálica) é demonstrada através das 10 repetições, marcando a variações de tempo (t), as esferas são imersas em um tubo com glicerina sujeitas a fatores de erros (erro de paralaxe; calibração do cronômetro; temperatura do ambiente; entre outros).
Fundamentos teóricos
1) Movimento
De acordo com o livro de HALLIDAY, RESNICK, WALKER (fundamentos de física 1 - mecânica), se repararmos, o mundo e tudo que há nele está em movimento, mesmo as coisas que aparentemente estão imóveis.
2) Cinemática
Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante. A cinemática procura descrever os movimentos ignorando as suas causas.
3) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Movimento retilíneo uniforme é descrito como um movimento de um móvel em
Relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. O corpo em movimento uniforme possui velocidade
constante no transcorrer do tempo, sendo assim percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. O MRU pode ser descrito pela equação:
Onde ∆t, significa a variação do tempo que o objeto levou para