Física
Resumo.
Este relatório ilustra como tema principal o sistema massa-mola, um exemplo do movimento periódico (MHS).Nesse experimento foi medida a constante da mola através do período e do deslocamento produzidos pela variação de massa. Nos experimentos foram usados materiais como: mola, cronômetro, régua divida em milímetros, massas, suporte para a mola e uma balança.
Da análise gráfica dos resultados, notou-se que a constante elástica em uma determinada faixa de dados é constante. No método estático o valor de k=15,15N/m e no método dinâmico seu valor e de k=16,03N/m.
1. Introdução
O experimento massa-mola podemos compreender melhor com o estudo do Movimento Harmônico Simples (MHS), pois, este na execução do experimento é composto de oscilações e forças restauradoras que tendem a manter sistemas ou posições, essas forças restauradoras basicamente são forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke.
O sistema massa-mola, possui um ponto de equilíbrio ao qual chamamos de ponto 0. Quando tiramos nosso sistema do ponto 0 surge uma força restauradora, ou seja, pela Lei de Hooke, tenta trazê-lo de volta ao ponto 0.
No laboratório, ao iniciarmos o experimento, tentamos manter um tempo aproximado para cada massa colocada na mola, para que o erro não fosse alto. Obtivemos resultados adequados para cada fase do nosso trabalho.
O objetivo geral era comprovarmos a existência da Lei de Hooke no sistema e mediante este, analisarmos o comportamento do sistema massa-mola.
Os objetivos específicos foram com dois experimentos diferentes, resolvermos os valores da constante K, conferirmos a Lei de Hooke no sistema, examinarmos o movimento do sistema e verificarmos a relação entre período e a massa. Para que possamos finalizar com as construções dos gráficos a partir dos dados experimentais e entendermos o processo de linearização.
Este relatório é composto pela parte teórica do assunto abordado,