Física
União da Vitória – PR
Prof: Revelino José Petla
Disciplina: Física I
Energia Potencia e
Conservação de Energia
Acadêmico: Lucas Henrique da Silva
Curso: Engenharia Civil 1M
Introdução
Todos os problemas de Mecânica podem ser resolvidos, pelo menos em princípio, usando as leis de Newton. Contudo, em muitos desses problemas, a aplicação direta dessas leis pode envolver cálculos complicados de forças e acelerações, mesmo que a solução final seja relativamente simples.
A título de exemplo, podemos considerar um corpo suspenso por um fio (pêndulo) e o problema de determinar a velocidade desse corpo quando ele está passando pela posição de equilíbrio, se o movimento começa com o corpo, o fio e o ponto se suspensão na mesma linha horizontal. No cálculo dessa velocidade, devemos levar em conta que a aceleração do corpo varia continuamente com o tempo porque a força resultante varia continuamente no tempo. A solução desse problema a partir das leis de Newton envolve manipulações matemáticas que podem ser consideradas avançadas mesmo para estudantes universitários.
Trabalho
Em física, trabalho (normalmente representado por W, do inglês work, ou pela letra grega ) é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.
O trabalho de uma força F aplicada ao longo de um caminho C pode ser calculado de forma geral através da seguinte integral de linha:
Onde:
F é o vetor força, r é o vetor deslocamento.
O trabalho é um número real, que pode ser positivo ou negativo. Quando a força atua no sentido do deslocamento, o trabalho é positivo, isto é, existe energia sendo acrescentada ao corpo ou sistema. O contrário também é verdadeiro, uma força no sentido oposto ao deslocamento retira energia do corpo ou sistema. Qual tipo de energia, se energia