Física
1. Por que as cargas elétricas deslocam-se para as superfícies externas dos condutores?
Em materiais condutores, normalmente metais, os elétrons estão livres para se deslocar.
Como as cargas estão livres, elas se repelirão e tenderão a ir para a região de maior área de superfície, onde podem se distribuir melhor, ou seja na região mais externa do condutor, assim no seu interior não sobrarão cargas.
2. Na região interna de um condutor, em equilíbrio eletrostático, o que ocorre com a intensidade do campo elétrico?
Se trata de um condutor OCO, o campo elétrico, nas paredes INTERNAS desse condutor oco, é ZERO.Por esse motivo, no gerador de Van de Graaf, as cargas elétricas, que CHEGAM à parede interna da cúpula esférica desse gerador, passam IMEDIATAMENTE para a superfície EXTERNA da cúpula.Internamente, o campo elétrico é SEMPRE zero, por esse motivo, as cargas elétrica podem continuar chegando, sem encontrar nenhum campo elétrico que oponha resistência e a cúpula adquire uma ENORME diferença de potencial.
3. Forme um grupo de Colegas e pesquisem sobre a gaiola de Faraday. Após a pesquisa, cada um dos integrantes deve contar para os outros o que encontrou. Procurem fazer uma lista de situações em que são usadas essas blindagens Elétricas.
Uma gaiola de Faraday funciona como uma blindagem elétrica e protege instrumentos e/ou aparelhos muitos sensíveis colocados em seu interior. Algumas construções que necessitam de proteção contra descargas atmosféricas podem se utilizar das funções da gaiola, assim como , instalações perigosas como paióis e locais de preparação de explosivos que necessitam de segurança extrema.
Para checar se os campos eletromagnéticos ou elétricos externos estão realmente bloqueados, existem algumas verificações-padrão, que podem ser feitas através de pêndulos elétricos postados no interior e exterior, ou por meio de eletroscópios colocados no seu interior.
Caso não existam cargas elétricas no interior, verificamos