Física
RESUMO
A ideia central para este artigo é traçar uma linha do tempo, com relação a evolução de conceitos acerca dos princípios de matéria em níveis atômicos, afim de se ter uma visão geral das ideias, teorias e experimentos que este estudo sofreu durante as várias décadas que envolveu a curiosidade de muitos cientistas. Seguindo as demonstrações de vários modelos atômicos que não podiam ser explicados pela mecânica clássica provocando assim a necessidade de se evoluir nos conceitos de matéria para se criar o conjunto de teorias da mecânica quântica. E por fim passando ao foco das partículas elementares, que fundamentam as ideias atuais do conceito estrutural da matéria.
Palavras-chave: Matéria. Partículas. Mecânica Quântica.
1 INTRODUÇÃO
Entender os conceitos, formulas e estruturas que regem a mecânica quântica é sempre algo bastante complicado pois estes termos quase sempre são absurdamente confusos para qualquer pessoa até mesmo para os que já a estudam a vários anos por ser composto de inúmeras contradições à lógica geral vivida pela maioria das pessoas. Este artigo foi feito para tentar ajudar um pouco a entender alguns conceitos principais desse estudo, porém não será possível esclarecer todas as incógnitas acerca do assunto pois como mesmo Born falava “...quem disser que compreendeu a mecânica quântica, e porque não a compreendeu. ”
A mecânica quântica possui o objetivo principal de estudar as estruturas do universo em um nível microscópio, tentando explicar os vários fenômenos que o originaram e o mantém em constante manutenção e mudança.
2 O ATOMO
Ao se observar um objeto pode-se visualizar claramente que o mesmo é composto por várias outras peças, pedaços, parafusos, cabos entre outras coisas, que podem ser separadas do mesmo e formar outra matéria, que da mesma forma pode ser dividida em vários outros pedaços também divisíveis e assim sucessivamente. O átomo é simplesmente o resultado dessa