física
Magnetismo
O magnetismo surgiu com a descoberta de uma pedra chamada magnetita, que para o povo antigo que vivia na cidade onde acharam a pedra, a pedra era mágica. Essa pedra tem a função de atrair metais, e com isso os mágicos realizavam a mágica com a pedra que fazia os objetos de ferro se mover sobre a mesa e assim eles eram considerados místicos.
Através da descoberta da magnetita surgiram os imãs, que nos dias de hoje é muito utilizado nas indústrias.
Imãs
Os imãs podem ser de duas formas, natural ou artificial.
O imã natural é o que é extraído da magnetita e o imã artificial é o que é fabricado nas indústrias.
Se aproximarmos dois imãs eles podem se atrair ou se repelir. O imã possuir dois polos o polo norte e o polo sul, se aproximarmos o polo sul do polo norte eles se atraem, mas se aproximarmos o polo sul do polo sul ou polo norte do polo norte eles vão se repelirem (se afastarem).
Quando quebramos um imã ao meio o imã gera dois outros imãs.
Os elétrons do imã formam uma corrente que vai do norte para o sul do imã.
Nós também podemos criar imãs através da eletricidade, como por exemplo, se enrolarmos um fio de cobre em um prego e ligamos e fio em uma bateria, assim ele vai virar um imã e atrais os objetos de ferro.
Os imãs são utilizados nas indústrias para a separação de ferro dos alimentos, separação ferrosa, transporte de materiais com alta exigência de segurança.
O campo eletromagnético é o campo que os imãs formam ao seu redor. Como está representado na imagem abaixo
Podemos reconhecer os polos dos imãs através do seguinte procedimento. Primeiro pegamos uma agulha de costura e passamos o imã em direção ao seu comprimento e sempre na mesma direção, depois colocamos um pedaço de papel na agulha para ela poder boiar, em seguida colocamos a agulha na água e aproxime o imã e depois afaste e espere a agulha parar, quando a agulha parar ela vai apontar para o sul do imã o norte magnético da terra.
A furadeira e o trem