física
ENGENHARIA CIVIL
Relatório Seis
ENCONTRO DE MÓVEIS
Relatório apresentado à disciplina física experimental I.
Prof. DS. Ester Rodrigues
Ariane da Silva Oliveira..........................................................RA: 201301818046
Dayane Nahare de Medeiros .................................................RA: 201301631451
Marília Pereira de Souza........................................................RA: 201301270351
INTRODUÇÃO
O Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.) ocorre quando um corpo se desloca ao longo de uma trajetória retilínea e sempre da mesma forma, ou seja, sempre com a mesma velocidade. O exemplo seguinte representa um automóvel que se move com Movimento Retilíneo Uniforme (ao longo de uma trajetória retilínea e com velocidade constante).
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME (MRU)
Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea é igual.
Observe no nosso exemplo que o rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m, ou seja, quando está a 10 m se passaram 2 s, quando está em 20 m se passaram 4 s e assim sucessivamente, de tal forma que se calcularmos sua velocidade em cada uma das posições descritas (comparadas com a posição inicial), teremos:
Portanto quando falamos de MRU não tem mais sentido em utilizarmos o conceito de velocidade média, já que a velocidade não se altera no decorrer do movimento, logo passaremos a utilizar: v = vm
Observação: A velocidade instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; V=limΔt->0 = Δs/Δt. Para o