física
2014
Índice
1...................... índice
2...................... Introdução
3...................... Notação Cientifica
4...................... Notação Cientifica e suas aplicações
5...................... Conclusão
1
Introdução
Muita das vezes a quimica é vista como algo distante, dificil de compreender. Contas e equações que exigem um alto nivel de concentração, mas a fisica na verdade é a matéria que busca a interação de tudo que faz parte do nosso universo. Este trabalho tem como objetivo apresentar um ramo importante da fisica “notação cientifica e suas aplicações”, e assim introduzir na teoria um pouco do assunto.
2
Notação Cientifica
Com o objetivo de simplificar seus registros, os números muito grandes e muito pequenos, representando quantidades relacionadas ao macrocosmo e ao microcosmo, são sintetizados em uma estrutura na forma de potenciação com base dez. Para isso foi inventada a notação científica.
Ao escrevermos um número em notação científica utilizamos o seguinte formato: Onde o coeficiente a é um número real denominado mantissa, cujo módulo é igual ou maior que 1 e menor que 10 e o expoente b, a ordem de grandeza, é um numero inteiro. Para escrevemos o número real n em notação científica precisamos transformá-lo no produto de um número real igual ou maior que 1 e menor que 10, por uma potência de 10 com expoente inteiro. A mantissa é obtida se posicionando a vírgula à direita do primeiro algarismo significativo deste número. Se o deslocamento da vírgula foi para a esquerda, a ordem de grandeza será o número de posições deslocadas. Se o deslocamento da vírgula foi para a direita, a ordem de grandeza será o simétrico do número de posições deslocadas, será